sábado, 22 de novembro de 2008

Podemos defnir a palavra Musica?

Música
A música é algo que nos acompanha desde a pré-história. A palavra música tem como origem o grego μουσική τέχνη que significa “a arte das musas”.
Basicamente a música é uma sequência de sons, sequência esta que é organizada de forma a ter um ritmo próprio, harmonioso e agradável a quem o escuta. Não nos referimos a uma questão de gosto, mas a uma sequência harmoniosa e equilibrada de sons a um determinado ritmo.
Actualmente é possível encontrar os mais variados estilos musicais que variam essencialmente no tipo de sons utilizados, de acordo com os instrumentos utilizados, e no ritmo que os sons adquirem. No último século, da mesma forma que houve uma grande evolução nas outras artes, também a música teve uma enorme evolução com a criação de novas sonoridades e novos estilos musicais.
A música inicialmente tinha como propósito a adoração a Deus e era utilizada em ritos e cerimónias nos mais variados povos. Também era uma forma de transmissão cultural entre o povo, surgindo daqui géneros como o folclore. Por vezes era utilizada de forma recreativa, por grandes senhores, mas este era apenas um pequeno aspecto da música. Actualmente faz parte de toda uma cultura, com os variados estilos musicais a reflectirem as ideias, conceitos e sonhos do mundo que nos rodeia.

Sem comentários: